Workshop de Iniciação à Expressão Dramática
14-03-2016 10:00
Inscreve-te aqui!
INTRODUÇÃO
A expressão dramática tem vindo a ser reconhecida como uma ferramenta de grande relevância para o desenvolvimento de competências pessoais facilitadoras de desempenhos profissionais, de interacção social e formação cultural.
A par com outras expressões artísticas tradicionalmente consideradas básicas para a formação cultural e social do indivíduo, nomeadamente a expressão musical e a expressão plástica, é introduzida nos programas de educação e formação dos jovens e tida como uma forma de arte privilegiada no universo da animação e do entretenimento.
A expressão dramática permite representar, através do movimento e da palavra, sentimentos, factos, ideias e todo um imaginário que habilita o indivíduo e o grupo a criar e recriar acções, consolidando a consciência de si, dos outros e do mundo que os rodeia.
Pode, ainda, ser utilizada como um mecanismo auxiliar nos processos que visam ultrapassar problemáticas ligadas à timidez, hiperactividade, confiança, violência, auto estima, conflitos de grupo, entre muitos outros.
DURAÇÃO E METODOLOGIA
O Workshop de Iniciação à Expressão Dramática decorrerá entre fevereiro e maio de 2016, à segunda-feira, das 21h30 às 23h00, nas instalações da Domuslidador - Casa do Professor da Maia, com um grupo que não deverá exceder os 15 (quinze) participantes.
Os métodos a utilizar nesta formação serão definidos ao longo do trabalho ou logo que sejam apuradas as características do grupo. No entanto pretende-se, à partida, utilizar o método descritivo e o método demonstrativo, adotando o jogo como suporte pedagógico e como meio privilegiado de aprendizagem.
OBJETIVOS GERAIS
No plano individual, pretende-se identificar e desenvolver competências na área da interpretação através das capacidades expressivas, críticas e artísticas.
No plano coletivo, pretende-se exercitar as relações de cooperação, o diálogo,
o respeito mútuo, a confiança e a aquisição de autonomia.
Pretende-se, também, desenvolver competências técnicas e artísticas na arte de representar, bem como a experimentação, em contexto real, das competências adquiridas ao longo da formação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONHECIMENTO E DOMÍNIO DO CORPO
Os formandos deverão desenvolver a capacidade de conhecer o seu próprio corpo e de reconhecer e identificar as suas potencialidades em termos de comunicação pela voz e pelo movimento.
CONHECIMENTO DO OUTRO
Pretende-se que os formandos sejam capazes de reconhecer as capacidades e as limitações das outras pessoas com quem interagem e saibam estabelecer canais de comunicação e cumplicidade com vista a uma prestação colectiva.
CONHECIMENTO DO MEIO
Os formandos deverão ser capazes de identificar as características do meio em que se movimentam, criando uma relação harmoniosa entre os espaços, os objetos e as pessoas.
CONFIANÇA
Pretende-se que os participantes desenvolvam a sua auto estima e que sejam capazes de ultrapassar dificuldades nos campos da concentração, desinibição, auto controlo e interação. Deverão ainda ser capazes de ultrapassar situações inesperadas e as dificuldades que surjam na concretização de ideias e projectos.
IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE
No final deste workshop, os formandos produzirão uma pequena performance, em formato de audição, onde possam aplicar as competências e os conhecimentos adquiridos ao longo da formação e onde possam igualmente dar vez às suas ideias, tanto individuais como do grupo.
MATÉRIAS ESPECÍFICAS
- Conhecimento e domínio dos códigos teatrais;
- Técnicas de comunicação verbal (respiração, colocação de voz, dicção);
- Técnicas de comunicação corporal (movimento, domínio do corpo, postura,
comunicação gestual);
- Técnicas de concentração e relaxamento;
- Técnicas de memorização;
- Jogos dramáticos;
- Improvisação.
CONDIÇÕES
Para a realização deste Workshop de Iniciação à Expressão Dramática é fundamental uma sala suficientemente ampla, ventilada e com boa iluminação artificial. O piso não poderá ser agressivo e deverá estar suficientemente limpo. É fundamental, também, um leitor de CD com potência sonora adequada ao espaço e ao número de participantes.
Carlos Alberto Frazão
Fevereiro 2016